26.1.05

Sobre o Cazuza

Amigos do aerolitos

Eu ia dar minha opinião sobre a discussão causada pelo post do dia 17/01 sobre o Cazuza nos comentários do blog, porém o que eu escreví ficou um pouco grande, logo vou postar por aqui mesmo. Isso é até bom, já que dá pra ampliar um pouco mais o debate. Abraços!


Na minha opinião, o problema não está no cazuza e nem na vida que ele levava (isso era problema dele), mas sim no que ele representa. como é sabido, a cultura é transmitida por meio de símbolos, ou seja, sinais que tem um significado além deles mesmos. quando vemos o logo da coca-cola por exemplo, vêm a nossa memória, por uma série de motivos, as idéias de sede, refrescância, e todos os outros motivos que nos fazem beber uma coca-cola.

O Cazuza também é um símbolo... o que assusta são as coisas contidas nesse símbolo e a idéia de consumo ligada a ele. o filme tenta vender a imagem de um contestador de costumes, de um homem que tinha seu valor ligado não a arte que fazia, mas sim às suas idéias, tratadas por revolucionárias, que poderiam transformar o mundo em que vivemos.

E certamente elas são isso tudo... agora, o problema é a idéia da transformação pela transformação, a idéia de que afirmar seus ideais é sempre positivo, sendo eles quais forem. a juventude agora adota um guevara, por exemplo, dizendo que ele lutou. mas normalmente não pergunta pelo que ele lutou. se perguntasse, certamente não usaria camisetas com sua foto!

Com o cazuza acontece a mesma coisa... como integrante do mundo pop, ele era um símbolo (até o papa é pop, como disse uma certa banda há um certo tempo atrás, numa das ironias musicais menos compreendidas da história da música brasileira) e como símbolo, a imagem dele transcende, vende outros comportamentos, outras necessidades que estão, necessáriamente, subentendidas. O que deve ser questionado, e essa foi a intenção do aerolitos ao publicar o e-mail sobre o cazuza, foi causar esse questionamento do cazuza como símbolo e, principalmente, do que tem por trás desse símbolo...

Mudar por mudar, usar o inconformismo das pessoas com suas próprias vidas para erguer "estranhas catedrais" é o que assusta. no fim das contas, trata-se da criação de um moto-contínuo social (!?), de grande exército de "rebeldes sem causa" prontos pra mudar o mundo, mesmo sem saber o que precisa ser mudado; prontos pra lutar, tanto faz o motivo da luta. um grande exército de marionetes.

tráfico de drogas? promiscuidade? um cara que só subiu por ter um pai influente? isso é revolucionário? isso é contestador? por essas e outras que nosso blog diz para quem quiser ler: quando a revolução é mainstream, toda mudança é reacionária!

abraços para todos!

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá! Primeiro: gostei do final...ficou mto bom o fechamento do seu comentário ;). Qto ao Cazuza e suas idéias revolucionárias...sei lá...qqr um pode ter idéias revolucionárias...oras, eu posso mudar seu conceito sobre coelhinhos da Páscoa, não? É...isso não é revolucionário...mas pode ser...se um bando de gente aderir minha idéia...e sair por aí com uma camiseta com fotos de coelhinhos da Páscoa...enfim, falando sério agora...eu nem conheço mto o trabalho do Cazuza...na verdade, tenho duas visões dele...um louco mimado que não tava nem aí pra nada e morreu por conta de uma vida promíscua...e um cara que escreveu umas músicas legaizinhas...o que ele representa pra mim?? O msm que o Guevara; nada! Já a Coca- Cola.....Bom, daqui a pouco tem gente que vai sair por aí dizendo que é fã de Hitler pq ele lutou pelos seus ideais e vestir camisetas com fotos dele...ops...já ouvi isso....td mundo quer revolucionar td, todo mundo quer mudar td...e como vc msm disse, mal sabem o que nem o pq disso...o legal é querer se destacar, “causar” como dizem por aí! Já que é assim, volto aos coelhinhos....vou lutar pela minha idéia e virar mártir; coelhinhos da Páscoa existem! E posso provar isso....haha...brincadeira...é isso aê! Bjuz. Cacá.

8:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Falha minha; não posso mudar seu conceito sobre os coelhinhos...NÓS contruimos juntos, é verdade! E aí, vamos revolucionar a Páscoa com isso?? O mundo?? Eu acho que sim, hein? Beijão pra vc! Cacá. ;)

8:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

hello!!!!!
seguinte: claro, ele é um símbolo, nem dos mais fortes por sinal, acho que fraco.
creio q as pessoas escolhem seus ídolos, pois no fundo, se identificam com eles. se ele influencia é pq a pessoa quer ser influenciada.
pq somos livres e escolhemos o q queremos. acho q a própria sociedade escolhe e elege seus ídolos, então ele soh representa o q escolheram previamente.
pq o poder da escolha e da rejeicao estah, definitivamente, nas maos de cada pessoa. essa eh a maravilha da vida na minha opiniao!
abracao,
larcy

3:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

o cazuza fez músicas boas e pronto.. foda-se o resto.. façam umas músicas decentes !!

4:37 PM  
Blogger Rafael Pereira said...

minhas músicas são melhores do q as dele!!!

11:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Duvido que as pessoas que falam mal do trabalho do Cazuza tenham sequer lido pelo menos 10% das letras ou escutado pelo menos 10% das musicas que ele fez. Sendo assim, fica fácil dizer que ele não representa nada. É uma pena isto acontecer, pois jamais teremos outro igual. Eu acho, sinceramente, que as músicas dele são feitas para pessoas um degrau acima da maioria. É preciso pensar muito para entender o que ele diz, e sabemos que hoje em dia pensar é tarefa dificil para maioria, todos querem as coisas prontas e desenhadas.

Cazuza ressucita porra!
Que merda lembrar que ele se foi...

Obrigado senhor por ter me dado o previlégio de conhecer a obra desse poeta chamado Agenor Miranda de Araújo Neto.

Abraço a todos.

3:54 PM  

Postar um comentário

<< Home