17.1.05

Cazuza




Recebi esse depoimento por e-mail...

"Fui ver o filme "Cazuza" há alguns dias, e me deparei com uma coisa estarrecedora.
As pessoas estão cultivando ídolos errados.
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?
Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é ,no mínimo, inadmissível.
Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos.
A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras.
O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.
São esses pais que devemos ter como exemplo?
Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora.
Temos vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou que tenha algum conhecido importante.
Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro ao admitir que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso.
Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.
Fiquei horrorizado com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por ver muitos adolescentes assistindo o filme. Será preciso muita conversa para que eles não comecem a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas são certas, já que foi isso que o filme mostrou.
Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada?
Será que ser correto não dá ibope, não rende bilheteria?
Como no comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação errônea a que foi submetido.
Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?
Lembre-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor.
Não deixe seus filhos a revelia para que não precisem se arrepender mais tarde.
A principal função dos pais é educar.
Não se preocupe em ser amigo de seus filhos.
Eduque-o e mais tarde ele verá que você foi a pessoa que mais o amou e foi, é e sempre será o seu melhor amigo, porque amigo não diz SIM sempre..."

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tatah e Carol
oiiiii guiiiiiiii tdu bom???
soh tamu passandu aki pra fla oi...soh uma coisa cazuza eh mtu bom...e tah na hora de colok fotu du blink nu seu blog hahaha
bjus

4:03 PM  
Blogger Rafael Pereira said...

Fotos do blink no meu blog??? nunca...
esqueçam, garotas, isso não vai acontecer!

6:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá! Caramba...essa pessoa que enviou esse e-mail estava bastante revoltada com o Cazuza, não?
Mas na boa...só um retardado pra ver o filme e seguir os "exemplos" dele na sua própria vida...eu não vi o filme...mas sei que ele era viado, drogado e morreu em conseqüência da AIDS, agora, se uma pessoa que assistiu teve a capacidade de achar a vida do cara legal...azar o dela! Aí é preciso saber diferenciar a vida pessoal da profissional...mas, pelo que falam do filme, isso não ficou mto claro, né? Sei lá...só sei que esse filme teve um efeito do msm tipo dos efeitos dos acústicos da MTV; popularidade...Cazuza renasceu...gente q nem conhecia o cara deve ter virado fã, agora ele toca na Nativa FM, provavelmente...e isso é tosco! Eu acho, pelo menos. Bom...é isso! Bjuz, até mais. Cacá.
Ahhh, já que as meninas sugeriram fotos do Blink... posso dar uma sugestão, tb? Só que a minha vai ser boa, huahauahau, com td respeito ao Blink...PARALAMAS!!!! Que acham??? Huahauaha, brincadeira...bjuz de novo...

9:12 PM  
Blogger Guilherme Pereira said...

Não, vocês nao podem pedir sugestões.
Vamos colocar apenas o que a gente quiser.
E é por isso que o nosso blog é o máximo!!!

11:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Protesto! Isso não é certo...demos apenas sugestões...ainda não exigimos nada! Ainda... que mal há em sugerir algo? E olha que sugeri algo legal... oras, falar dos Paralamas é, sem dúvida, colocar o Aerolitos mais um patamar acima de qq blog... então, meninos, pensem nisso! Essa foi uma outra sugestão...huahauaha. Beijos, Cacá.

12:19 PM  
Blogger Guilherme Pereira said...

ai ai.............o que eu tenho a dizer é.......leiam meu ultimo comment. :)

2:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu, Cacá, novamente, defendendo minhas idéias...serei breve...só digo que, para o blog estar cada vez mais visitado e prestigiado, vcs devem ser cordiais com os que comentam e, vez ou outra, aceitar as sugestões que eles dão...essa foi a minha terceira sugestão, huahauahauahau. Brincadeira...o blog de vcs eh mto legal...por isso estou sempre por aqui! Bjuz...

2:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

bem.... o cara que escreveu esse e-mail deve ter uns 12 anos ne....rs... cazuza nao é para ser seguido... cazuza nao era exemplo... cazuza e para ser ouvido... ele era um otimo cantor, poeta... isso sim e para serviri de exemplo... o q ele fazia da vida dele ja era problema dele... ja pensou se as pessoas comecarem a seguir os exemplos de artistas.... bem...entao seguidores de janis joplin... cassia eller...elis regina... vou ficar aqui horas escrevendo nome de cantorees, artistas que gostamos deouvir, mas q nao eram nenhum bom exemplo p/ a " sociedade"..... se ele nao gosta de cazuza nao escute...com certeza ele nao sabia quem foi cazuza

1:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

bem.... o cara que escreveu esse e-mail deve ter uns 12 anos ne....rs... cazuza nao é para ser seguido... cazuza nao era exemplo... cazuza e para ser ouvido... ele era um otimo cantor, poeta... isso sim e para serviri de exemplo... o q ele fazia da vida dele ja era problema dele... ja pensou se as pessoas comecarem a seguir os exemplos de artistas.... bem...entao seguidores de janis joplin... cassia eller...elis regina... vou ficar aqui horas escrevendo nome de cantorees, artistas que gostamos deouvir, mas q nao eram nenhum bom exemplo p/ a " sociedade"..... se ele nao gosta de cazuza nao escute...com certeza ele nao sabia quem foi cazuza

1:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

pessoal, só para relembramos: dançamos muito, hein????? já estou pronta para outra. hahaha!!!!!!
então, putz, eu acho as letras do cazuza mto legais, o que me irrita mesmo é a mãe dele. não, nada pessoal, mas acho que a ficha ainda nao caiu, manja? até me atrevo a fazer um diagnóstico: co-dependência. pq para ela, cazuza era o mickey mouse e o mundo é uma disneylandia. pra fazer uma sociedade chamada "viva cazuza" tem q ser grogue. aí, sim, é endeuzar o próprio filho que, no máximo, era um cara talentoso e atormentadíssimo como a própria biografia mostra. mas, acho q eh mais fácil viver numa mentira, pq as vezes se deparar com a verdade é um choque muito forte, por isso alguns preferem se enconder dela mesmo, e dah pra fazer isso de muitas formas, nao eh verdade?
anyway, quem eh pior o dependente ou o co-dependente???? na minha opiniao, o co-dependente, pq vive do infortunio do outro.
pessoal, desculpe minha empolgacao, mas acho q eh para isso q serve esse espaco!
estou aberta a protestos!!!!!
abracao,
larcy

3:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá! Concordo com a Larcy...até li na Veja uma vez alguma coisa sobre isso...todo esse exagero que há nessa relação com a mãe dele. Mas, né? Ela é mãe...claro que vai endeuzar o filho...o negócio é saber as medidas...o que a revista dizia era que muitas histórias -as melhores- que se sabe do Cazuza, foram contadas pela Lucinha...mentir acho que ela não iria, mas deixar td mais bonito e fazer o filho dela parecer, como vc disse, um Deus......Ela faz isso, não? Enfim...problema dela...mas eu já disse pra minha mãe que, qdo eu morrer, quero que haja uma sociedade "Viva Camila" tb...alguma coisa beneficente, só não sei favorecendo a quem...hahaha. Brincadeira. Bjuz! Cacá.

8:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tenho que concordar com este post. Eu assisti o filme, li parte do livro da Lucinha Araujo e pelo que pude perceber Cazuza era um "bom vivã", não trabalhava, nem precisava. A culpa de ele ter se tornado uma sujeito voltado a vadiagem e aos péssimos habitos são de seus prórpios pais que cruzaram os braços e corriam para satisfazer suas vontades. Concordo plenamente com o trecho do post que diz que se não fosse por influência de seu pai, diretor de gravadora, ele nunca chegaria a gravar um disco.
Parabéns a essa gloriosa equipe do aerolitos.
um abraço
Sandri

12:33 AM  
Blogger Rafael Pereira said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:23 PM  

Postar um comentário

<< Home