3.8.05

Culpa in eligendo

"culpa em eleger, em escolher."
In http://paginas.terra.com.br/educacao/gentefina/latinas.htm

A crise política no país é o assunto da vez. Não se fala em outra coisa na mídia e nas ruas. Uma coisa interessante no meio dessa bagunça toda é a blindagem que a mídia criou em volta da figura do presidente da república. Nem por um minuto alguém cogita a hipótese de envolver o presidente Lula nos escândalos que jogam lama na imagem e nas instituições do país

Blindagem interessante. Um dos princípios que sustentam a teoria da responsabilidade no direito é a chamada culpa in eligendo, que consiste na responsabilização do contratante por seus subordinados. "pois mesmo que não haja culpa de sua parte, responderá, solidaria e objetivamente, pelos atos lesivos por eles (seus escolhidos) praticados" Maria Helena Diniz, Curso de Direito Civil Brasileiro, 3° volume.

Para os olhos da nossa mídia festiva, essa regra singela, apesar de vigorar perante pequenos comerciantes, multinacionais e até mesmo órgãos e entidades estatais, não atinge a sacrossanta figura presidencial. Lula é puro, mesmo sendo o responsável direto pela chegada ao poder dos homens que geriam o maior esquema de corrupção já visto no país. É o homem honesto que abriu a porta da administração pública aos corruptos. Não deveria ser responsabilizado ao menos por isso? O presidente, antes de mais nada, não deveria zelar pelas instituições, pela coisa pública?

Já está mais do que na hora do presidente receber sua fatura pela participação nos escândalos atuais.

0 Comments:

<< Home