15.3.06

Grande Coronel!!!

Pronunciamento do Sr. Deputado Estadual Coronel Ubiratan na 22ª Sessão Ordinária

da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 09 de março de 2006





"Sr. Presidente, nobre Deputado Arnaldo Jardim, Srs. Deputados, senhores e senhoras que nos assistem das galerias, senhores funcionários, para mim é uma grande honra poder voltar a esta tribuna da Assembléia Legislativa para agradecer àqueles que me apoiaram, àqueles que se manifestaram a favor da minha absolvição no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Há quinze dias o recurso do processo do Carandiru foi julgado. Aquele processo de 1992 e desta vez o meu recurso foi julgado pelo Pleno do Tribunal de Justiça, ou seja, pelas maiores autoridades do judiciário do Estado de São Paulo.

Felizmente depois de 14 anos recebi com alegria a minha absolvição, aquilo que sempre esperei porque tinha a consciência tranqüila porque meus homens e eu naquele dia 2 de outubro no Carandiru agimos no cumprimento do dever legal. Agimos para evitar um mal maior. Agimos em defesa da sociedade, cumprindo nossa obrigação de policiais militares que foram chamados para conter uma rebelião no pavilhão 9da casa de detenção. Quatorze anos com a espada na cabeça, mas felizmente a justiça se pronunciou e meu recurso foi acolhido.

Agradeço aos milhares de e-mails que recebi de cidadãos de bem, da nossa população, de trabalhadores. Quero deixar aqui patente para aqueles que lêem o Diário Oficial que nos assistem pela televisão, o meu reconhecimento e o meu muito obrigado.

Mas quero também deixar aqui registrada a minha repulsa àqueles que não aceitam uma decisão do poder judiciário do país em que vivemos, um país democrático, em pleno estado do direito.

Manifestações aconteceram, gritos, palavras de ordem, pessoas deitadas no chão na Praça da Sé carregando cruzes, enfim, pessoas revoltadas, políticos, até senadores revoltados pela decisão proferida. Quando o primeiro resultado do Tribunal do Júri me foi adverso, continuei confiando na justiça. Nunca Fuji, nunca me omiti, nunca me escondi. Acreditei na justiça até o fim. Agora esses que sempre pregaram o estado de direito , não reconhecem quando um poder independente, o poder judiciário profere uma sentença adversa a eles. Aí se deitam e se arrastam no chão como vermes que são. O bom combate se luta de pé e de frente. Sabemos disso, nobre Deputado Conte Lopes, nobre Deputado Paschoal Thomeu e demais senhoras e senhores. Agora ficar de costas no chão, deitado, só pode comprometer a esses que o fizeram.

E ainda mais, tem Deputado que sugeriu projeto de lei para o dia da impunidade, o dia 15, o dia em que fui absolvido. Acho que ele quer o dia da impunidade, mas o dia da impunidade para aqueles que roubam lá em Brasília do partido dele, daquele do mensalão, daquele Delubio, daquela corja. Nós temos a consciência tranqüila. Agimos em defesa do povo e no cumprimento do dever legal. Muito obrigado Sr. Presidente."